quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Variaveis e indicadores

Variável é tudo aquilo que pode assumir diferentes valores, desde o ponto de vista quantitativo ou qualitativo.



Algumas explicações sobre o exposto no mapa conceitual.

Dicotómica: aquela variável que só pode tomar dois possíveis valores.

A forma mais pura de dicotomia é a presença, ausência de um rasgo:
-Vêem a television – Não vêem a televisão.
Outra forma são as oposições:
-Natural -Artificial.
As oposições pressupõem que só se pode dar um dos dois valores: algo será natural ou será artificial.

E também temos as oposições com grau zero: Neste caso também existe a ausência de valor para essa variável dicotómica.

Nominal: aquela variável que pode tomar vários valores. Consideram-se nominais aquelas que não podem estar hierarquizados. Por exemplo uma classificação de gêneros televisivos. São variáveis qualitativas sempre.

Sempre se pode transformar uma variável nominal em várias dicotómicas: uma variável com 5 valores em 5 variáveis dicotómicas.

Ordinal: aquela variável que pode tomar vários valores e nos que se pode estabelecer um ordem entre as categorias.
Neste caso se trata de gradações de um fenômenos que tem uma interpretação quantitativa. Por exemplo os tipos de distribuição geográfica que tem um jornal: local, regional, estadual, federal. Neste caso estão ordenados de mais a menos.

Quantitativa: aquela variável que pode tomar uma casta numérica de valores.Estas a sua vez podem ser discretas ou contínuas:Número de exemplares vendidos por um salário, audiência de um programa, são discretas: não se pode vender meio exemplar. São o resultado de contar.Percentagem de aumento de audiência de um ano para outro: é contínua, pode tomar qualquer valor. São o resultado de medir ou calcular.

As contínuas podem ser intervalares ou proporcionais. No primeiro caso não se conhece o valor zero, e se escolhe um convencional, criando uma escala negativa. É o caso da temperatura em graus centígrados. Isto significa que 30 graus não são o dobro de tenperatura que 20 graus. Pior em graus Kelvin não é assim. 270 graus kelvin são a metade de 540 graus Kelvin. Isto é asi, porque 0º Kelvin coincide com a temperatura mínima possível.As proporcionais são variáveis nas que o valor zero coincide com o valor mínimo possível da escala. A altura das pessoas é uma variável deste tipo.

Se utilzamos variáveis nominais só podemos fazer uma tipologia, por exemplo a que se utiliza em zoologia. Ordena-se por níveis e cada nível tem variáveis diferentes. Por exemplo, uma tipologia de variáveis:



Aquim os tipo posiveis de clasificaçoes:




Indicadores:
Não podemos medir variáveis abstratas, senão fatos que previamente puderam ser conceptuados como indicadores dessas idéias. Para medir essas variáveis nos podemos basear nos indicadores. Os indicadores são algo específico e concreto que representam algo mais abstrato ou difícil de precisar.O processo de encontrar os indicadores que permitem conhecer o comportamento das variáveis é o que chamamos operacionalização.



Alguns exemplos de trabalhos com indicadores:
Síntese de Indicadores Sociais 2002
Metodologia do Índice de Desenvolvimento Econômico